UBIQUITOUS LEARNING

ICERI 2020

2020 não foi um ano fácil. Não o foi para ninguém. Ficar em casa não era uma opção – era uma regra, uma indicação, disseram-nos para o fazer e assim o fizemos. Não sabíamos o que estava lá fora. Tínhamos medo. Eu tinha medo.

Ficar em casa com as minhas duas filhas – na altura com 6 e 9 anos – e continuar a trabalhar, a dar aulas, investigar, publicar, preparar candidaturas… ao mesmo tempo que tentava tomar conta daquelas duas crianças que não faziam ideia do que se estava a passar, e a tentar mascarar os sentimentos de medo e angústia de forma a não passar para elas o receio que sentia… não foi fácil.

E também não foi fácil – foi mesmo muito difícil – perceber que as minhas filhas eram privilegiadas. Elas tinham uma mãe capaz de as apoiar durante as aulas online; tinham computador; tinham uma secretária para cada uma, tinham uma cadeira, um lugar que replicava a escola. A maioria dos seus colegas não o tinha.

Naquelas primeiras semanas, dei por mim a apoiar a professora dos meus filhos, dizendo-lhe como configurar o zoom ou os espaços da sala de aula. Dei por mim, com outros pais, a ajudar outros pais a configurar um telemóvel, ajudando-os a instalar o zoom naquele pequeno dispositivo para que os seus dois filhos pudessem assistir às aulas. Num telemóvel.

Foi uma altura difícil. Deixou cicatrizes, algumas delas difíceis de sarar. E levou a problemas que as crianças ainda enfrentam, e irão enfrentar durante muitos anos.

No final do ano lectivo, senti uma vontade de dizer algo. De escrever alguma coisa. De fazer algo de forma a que em anos futuros, quando tudo isto estivesse esquecido, houvesse algo que eu poderia usar para me lembrar. Senti a necessidade de prestar homenagem aos pais, aos professores, a todos aqueles que deram tudo o que podiam e não podiam para que os nossos filhos tivessem um ano o mais próximo possível do normal.

Assim, e juntamente com duas outras colegas professoras-mães, escrevi um artigo sobre o que foi ensinar nos tempos da Covid. O artigo foi apresentado na conferência ICERI 2020, está disponível aqui (PDF) e reúne os resultados de entrevistas que realizámos a 12 professores do ensino básico e secundário e 10 entrevistas a pais de crianças dos mesmos ciclos de ensino.
Foi difícil ouvir todas estas pessoas. Foi reconfortante perceber que eu não estava sozinha.

Este vídeo foi desenvolvido em contexto académico, como suporte à apresentação do artigo “From face-to-face to online learning: Covid-19 and the emergence of ubiquitous learning scenarios” (Aresta, Fernandes and Ribeiro, 2020). O vídeo destaca os principais pontos apresentados no artigo, estabelecendo a ligação entre o artigo, a apresentação e o painel de discussão.


VIDEO "Ubiquitous Learning" - apresentado em ICERI 2020
Vídeo de suporte à apresentação
VOZ/TOM DE COMUNICAÇÃO | objetivo, claro, simples
RECURSOS | UnSplash (imagens) e Jamendo (soundtrack)
DURAÇÃO | 2 minutos e 48 segundos
Baseado numa história real.