FERTICENTRO [2018]
Ao longo dos três anos e meio em que trabalhei na Ferticentro conheci vários casais com histórias diferentes e particulares. Casais que tentavam durante anos conceber, ter uma família, ter um bebé para segurar e amar para o resto das suas vidas.
Para algumas pessoas, conceber é difícil. “A natureza é que sabe”, alguns poderão dizer. Bem, por vezes, a Natureza é dura. Para alguns casais (e agora também para mulheres solteiras), usar as suas próprias células não é uma opção, e precisam de recorrer a celas de dadores. Precisam de fazer tratamentos com gâmetas de dadores, um tratamento de fertilidade que – devido à idade e ao adiamento de projectos parentais – se está a tornar cada vez mais frequente.
Este vídeo teve como ponto de partida as histórias desses casais, o que ouvi da boca deles e o que li das suas notas. Desafiada a criar um vídeo capaz de “ligar” doadores e receptores, de transmitir a gratidão que essas famílias sentiram por aqueles que doaram as suas células, a palavra “Obrigada” veio-me imediatamente à mente. “Obrigada por mudarem a minha vida”.
Este é um dos vídeos mais sinceros que alguma vez criei. Talvez porque a sua mensagem venha diretamente do meu coração, do coração de uma das minhas melhores amigas. E quando olho nos olhos das crianças que trazem pela mão, quando vejo a felicidade e alegria que um gesto – doar óvulos – trouxe àquela família, sei que todas estas palavras são verdadeiras.
VIDEO "Obrigada" Vídeo curto para partilha em redes sociais. Foco no storytelling, sem voz-off KEYWORDS | gratidão, mudança, empatia, certeza VOZ/TOM DE COMUNICAÇÃO | calmo, empático, grato RECURSOS | iStock (video) e Jamendo (soundtrack) DURAÇÃO | 46 segundos Baseado numa história real.